MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Departamento de Eletrônica e Biomédica

DEEB - Campus Nova Gameleira

CEFET-MG

Febrace

Sexta-feira, 22 de março de 2019
Última modificação: Terça-feira, 26 de março de 2019

CEFET-MG tem dez projetos selecionados para a Febrace

Feira é organizada pela Universidade de São Paulo e acontecerá de 19 a 21 de março

img_home_2019

 

Trabalhos de alunos e professores do CEFET-MG serão apresentados na Mostra de Projetos finalistas da 17º Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), organizada pela Universidade de São Paulo (USP). Ao todo, 24 trabalhos de instituições de Minas Gerais foram aprovados, sendo dez do CEFET-MG que serão expostos nos dias 19, 20 e 21 de março. Os projetos contemplam diversas temáticas em diferentes áreas das ciências e engenharia desenvolvidos nos campi Belo Horizonte, Curvelo, Divinópolis, Leopoldina e Timóteo.

Os trabalhos “Blindl-e: um leitor braille de texto” e “O uso da realidade aumentada no ensino experimental de Química” foram apresentados também na Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META) 2018, organizada pelo CEFET-MG.

Já os trabalhos “Avaliação do potencial antioxidante do extrato aquoso, alcoólico e hidroalcoólico de eugenia dysenterica, planta nativa do cerrado conhecida popularmente como cagaita” e “Interferência da maquiagem e acessórios no reconhecimento facial” foram apresentados na Semana de Ciência e Tecnologia 2018, evento realizado pela Instituição.

A Febrace, realizada desde 2003, é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista e tem papel social no incentivo à criatividade e à reflexão de estudantes da educação básica, por meio do desenvolvimento de projetos com fundamento científico.

 

67d7fd8f-c8e9-42b3-8d50-1d2bd1721f5d

 

INTERFERÊNCIA DA MAQUIAGEM E ACESSÓRIOS NO RECONHECIMENTO FACIAL 
Ana Luisa Martins Brum, Mariana Chaves de Oliveira, Alexandre Oliveira de Almeida, Enderson Neves Cruz (Orientador), Danielle Mendonça Okamoto (Coorientador) – Campus Belo Horizonte.

Resumo do trabalho: 

ENG207 – Interferência da maquiagem e acessórios no reconhecimento facial

Autoria: Ana Luisa Martins Brum, Mariana Chaves de Oliveira, Alexandre Oliveira de Almeida

Orientação: Enderson Neves Cruz, Danielle Mendonça Okamoto

Este trabalho faz parte das pesquisas iniciais do projeto de iniciação científica “Visão Computacional aplicada à Automação” e tem como objetivos conhecer e aplicar algumas técnicas de visão computacional e analisar a interferência de maquiagem e acessórios em um sistema de reconhecimento facial. Durante o estudo, foram estudadas a linguagem Python, os conceitos do reconhecimento facial e a biblioteca OpenCV, além das características e recursos da plataforma Raspberry Pi. Desenvolveu-se um sistema de reconhecimento facial utilizando o algoritmo Haar Cascade proposto por Paul Viola e Michael Jones, a plataforma Raspberry Pi e uma câmera. Após ajustes do sistema, os testes foram realizados com maquiagens usuais no dia a dia e maquiagens para festas. Com relação aos acessórios, foram utilizados óculos de grau e de sol. Os resultados obtidos possibilitaram concluir que a alteração das características faciais através de maquiagem e acessórios comuns não afetam o processo de reconhecimento. Como proposta de continuidade da pesquisa e trabalhos futuros sugere-se a utilização de maquiagem cinematográfica, incorporando cicatrizes, mudanças labiais e outras alterações faciais.

Palavras-chave: Visão Computacional, Reconhecimento facial, Haar Cascade.

https://febrace.org.br/virtual/2019/ENG/207/

Prêmios:

-Visita ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) na Petrobrás (RJ);

– Prêmio Destaque Unidades da Federação: Melhor de Minas Gerais;

– Prêmio Febrace: 3º lugar em Engenharia.

 

TIPCE – TAPETE INTERATIVO PARA CRIANÇAS ESPECIAIS 
Mariana Mulelos Reis Soares, Bianca Silva Duraes, Gabriela Martins Reis, Renato Zanetti (Orientador), Alexandre Rodrigues Faria (Coorientador) – Campus Belo Horizonte.