MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Departamento de Eletrônica e Biomédica

DEEB - Campus Nova Gameleira

CEFET-MG

Robótica para Escolas Públicas – Profº Enderson/

Última modificação: Quinta-feira, 18 de março de 2021

De 9 a 20 de dezembro, pelo menos dez professores de escolas municipais e estaduais de Belo Horizonte e Contagem serão capacitados no campus II, por meio da ação “Robótica para Escolas Públicas”. Com o uso de metodologias e abordagens ativas, ou seja, com maior protagonismo do estudante, a atividade dissemina a robótica e a programação física com recursos de baixo custo e materiais recicláveis.

“O Robótica para Escolas Públicas” conta com duas vertentes: a capacitação de professores multiplicadores e o oferecimento de oficinas para estudantes. De acordo com o coordenador, professor Enderson Cruz, o objetivo é despertar o interesse dos alunos para as carreiras técnico-científicas e aprimorar os conhecimentos de eletrônica e robótica dos professores de escolas públicas.

De abril até dezembro deste ano, 40 alunos do 7º ao 9º ano das Escolas Municipais Bairro Tropical e José Lucas Filho, ambas em Contagem, participam da capacitação. Em agosto, outros 27 alunos, dessa vez do próprio CEFET-MG, fizeram o curso durante a Semana de Comemorações dos 50 anos da Eletrônica. “Os alunos desenvolvem projetos simples durante as aulas e, ao final, constroem um robô seguidor de linha para uma competição entre os participantes, em que são avaliados a melhor performance e o melhor design”, explica. Em setembro, a equipe também realizou as oficinas “Robótica básica” e “Programação Física”, com a participação de mais de 140 pessoas da comunidade externa, durante a Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META). Agora chegou a vez do treinamento dos professores, que vão atuar como multiplicadores do curso em suas instituições de ensino.

Projeto Robótica nas Escolas

Extensão

O “Robótica para Escolas Públicas” é um subproduto do projeto de extensão “Laboratório de Tecnologia – Projetos Didáticos Vocacionais”. O coordenador do Laboratório, professor Ronan Rossi, explica que, em 2018, nas primeiras ações nas escolas, foi identificado grande interesse por cursos de robótica. A partir daí, o professor Enderson ficou responsável por organizar e executar a capacitação, com a colaboração dos professores Leonardo Barbosa e Rosana Weiller, de escolas de Contagem.

A expectativa é que as atividades sejam ampliadas no próximo ano. “Daremos suporte às duas escolas parceiras de 2019 e pretendemos atender, pelo menos, mais duas escolas em 2020”, planeja Enderson. As etapas seguintes compreendem a seleção e o treinamento de alunos do CEFET-MG para atuarem como instrutores, definir as escolas parceiras e o período dos cursos.