MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Departamento de Eletrônica e Biomédica

DEEB - Campus Nova Gameleira

CEFET-MG

Estudo sobre Parkinson conquista 2º lugar em Feira Nacional de Ciência e Tecnologia

Quinta-feira, 6 de outubro de 2022
Última modificação: Quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Além da medalha, pesquisadores do CEFET-MG receberam credencial para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2023.

A pesquisa “Detecção de Parkinson usando Inteligência Artificial”, desenvolvida por pesquisadores do CEFET-MG, conquistou o 2º lugar na quarta edição da Feira Nacional de Ciência e Tecnologia Dante Alighieri (FeNaDANTE) na categoria Engenharia e recebeu a credencial para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2023.

Os alunos Melise Gonzaga e Rafael Leite, com as orientações dos professores Enderson Neves e Alexandre Farias, desenvolveram um sistema barato e acessível na área de Equipamentos Biomédicos que auxilia o diagnóstico de forma simples e direta das pessoas que estão com a Doença de Parkinson. O sistema é baseado no teste de desenho geométrico, que permite distinguir diferentes estágios da doença usando um índice composto pela velocidade e pela pressão da caneta, ao se esboçar uma espiral ou onda.

Para Melise, a premiação foi uma forma de reconhecimento. “Pude aprender muito discutindo ideias e conhecendo inovações e propostas de alunos com realidades e projetos diferentes. É uma ótima chance de expandir o conhecimento de uma forma diferente do cotidiano”, destaca.  Oportunidade reconhecida também por Rafael. “A melhor parte foi ter conhecido muitas pessoas de outros países e também ter ganhado a medalha de 2º lugar”, ressalta.

“Participar da FeNaDante 2022 Edição Internacional, foi especial, pois foi a primeira feira internacional que participamos presencialmente após a pandemia COVID-19. Um evento como este é muito enriquecedor em todos os aspectos, pois nos permite conhecer as metodologias de ensino, de incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento de projetos de alunos de diferentes instituições, além da troca de experiências e conhecimentos com pessoas de diferentes lugares, estados e países. O projeto desenvolvido e a apresentação realizada pela Melise e pelo Rafael foram extremamente elogiados por todos aqueles que visitaram o estande, deixando todos nós muito orgulhosos. Nosso agradecimento especial à organização pelo excelente evento e esperamos ter mais projetos do CEFET-MG nos próximos anos”,  relata o professor Enderson.

FeNaDANTE

A quarta edição da Feira aconteceu de 19 a 24 de setembro, em São Paulo, e teve como objetivos a divulgação de pesquisas de pré-iniciação científica desenvolvidas por estudantes de escolas públicas e particulares de diferentes localidades brasileiras e de alguns países. A ideia é fomentar o desenvolvimento desses projetos nas instituições de Ensino Básico, possibilitando maior envolvimento dos alunos com as diversas áreas do conhecimento.

Como forma de ampliar o espaço e o incentivo para esses jovens pesquisadores, a FeNaDANTE foi novamente internacional, promovendo, com isso, o encontro de talentosos estudantes do mundo todo, ampliando seus espaços de diálogo e enriquecendo o repertório cultural dos participantes.