MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Departamento de Eletrônica e Biomédica

DEEB - Campus Nova Gameleira

CEFET-MG

Pesquisadores do CEFET-MG receberam credencial para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2023.

Quarta-feira, 22 de março de 2023
Última modificação: Quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Para identificar os indícios de que a pessoa esteja com a Doença de Parkinson, alertá-la e motivá-la a buscar outros meios de diagnósticos, pesquisadores do CEFET-MG desenvolveram um sistema barato e acessível na área de Equipamentos Biomédicos que auxilia o diagnóstico de forma simples e direta. A pesquisa foi desenvolvida pelos alunos Melise Gonzaga e Rafael Leite, com as orientações dos professores Enderson Neves e Alexandre Farias.

O trabalho “Detecção de Parkinson usando Inteligência Artificial” faz parte do projeto de iniciação científica “Inteligência Artificial aplicada para Cursos Técnicos”, idealizado pelo professor Enderson, que tem por objetivo pesquisar, analisar e desenvolver técnicas de inteligência computacional que possam ser utilizadas pelos alunos dos cursos técnicos para aplicação nas diversas áreas produtivas. “Escolhemos o Parkinson por ser uma doença conhecida, que afeta muitos brasileiros, incluindo um familiar próximo, que foi diagnosticado com a doença cinco anos atrás em um estágio inicial, por meio de uma ressonância magnética; hoje em dia, devido ao diagnóstico precoce, ele tem uma boa qualidade de vida. Queremos que, assim como ele, outras pessoas possam ser diagnosticadas por meios mais acessíveis, com nosso sistema garantindo a elas um tratamento eficaz e uma vida melhor”, explica Enderson.

Reportagem TV Globo/ Globo Play