MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Departamento de Eletrônica e Biomédica

DEEB - Campus Nova Gameleira

CEFET-MG

Projeto do CEFET-MG/ DEEB são premiados na maior Feira de Ciências e Engenharia – FEBRACE 2023

Quarta-feira, 26 de abril de 2023
Última modificação: Quarta-feira, 26 de abril de 2023

Projetos desenvolvidos por alunos da Instituição, na área da Engenharia, conquistaram prêmios na FEBRACE 2023

Projetos desenvolvidos por estudantes do CEFET-MG e apresentados na 21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace 2023) foram premiados no evento que aconteceu entre os dias 20 e 24 de março, em São Paulo.

O projeto “Baquaqua: escravidão e liberdade no mundo atlântico do século” conquistou o 4º lugar em Ciências Humanas. Já o projeto “Dispositivo detector de prováveis desmaios” recebeu o prêmio da Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto Açaí – MCTIA.

O projeto “Detecção de Parkinson utilizando Inteligência Artificial – fase 2” ficou com o 3º lugar em Engenharia e o Prêmio da Associação dos Engenheiros Politécnicos – AEP. Esse foi um dos projetos selecionados pela Rede Globo de Televisão para a reportagem de divulgação da feira em sua programação.

A Febrace é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil. Alguns dos objetivos são estimular o interesse em Ciências e Engenharia em jovens da educação básica por meio do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores, engajar professores no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas e criar oportunidade para jovens estudantes brasileiros de entrar em contato com diferentes culturas e com cientistas reconhecidos.

Trabalhos ganhadores do CEFET-MG

BAQUAQUA: ESCRAVIDÃO E LIBERDADE NO MUNDO ATLÂNTICO DO SÉCULO XIX

Tiago Teixeira Borges, James William Goodwin Junior (Orientação) , Denise Maria Ribeiro Tedeschi (Coorientação)

CEFET-MG – Unidade BH – Campus I, Belo Horizonte, MG

DISPOSITIVO DETECTOR DE PROVÁVEIS DESMAIOS

Ohana Martins Moreira de Souza, Lorrayne Emanuelle Nolasco Rosa, Marco Túlio Pinheiro Dias, Leonardo Vasconcelos Alves (Orientação), Tálita Sono (Coorientação)

CEFET-MG – Unidade BH – Campus II, Belo Horizonte, MG

DETECÇÃO DE PARKINSON UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – FASE 2

Melise Gonzaga Rocha, Rafael Leite dos Santos, Enderson Neves Cruz (Orientação) , Alexandre Rodrigues Farias (Coorientação)

CEFET-MG – Unidade BH – Campus II, Belo Horizonte, MG

Virtual Febrace

A FEBRACE foi também uma grande oportunidade para divulgação dos projetos e trabalhos de iniciação científica desenvolvidos pelos jovens até 21 anos e relacionamento com outras instituições educacionais nacionais. Neste sentido os alunos do CEFET-MG interagiram com vários alunos de outros projetos durante a feira, trocando experiências, conhecimentos, e estabelecendo uma excelente rede de contatos. Elencaram alguns projetos como forma de demonstrar esta interação e em agradecimento pelo apoio prestado e excelente relacionamento ao longo e após a feira.

TELEMETRIA PARA FOGUETES EDUCACIONAIS
Daniel de Faveri Toledo, Nicolly Agnes Teofilo da Silva, Alan Paiva (Orientação). E.E. Mário Pereira Pinto, CAMPO LIMPO PAULISTA, SP
https://virtual.febrace.org.br/2023/ENG/2223/
Este projeto de telemetria tem como objetivo a melhoria da performance dos foguetes educacionais que participam da MOBFOG (Mostra Nacional de Foguetes).

ECOMAK 2: CRIAÇÃO DE MAQUIAGENS NATURAIS E EMBALAGENS ECOLÓGICAS Camila Vitoriano Reis, Raquel Helena Alves Campos (Orientação) E.E. Newton Ferreira de Paiva, Santo Antonio do Amparo, MG
https://virtual.febrace.org.br/2023/SAU/1266/
As irmãs Camila e Carol, desenvolveram um kit de maquiagens naturais e embalagens ecológicas, tudo isso pensando em não prejudicar a pele e o meio ambiente, proporcionado um estilo de vida mais leve e saudável para aqueles que utilizarem esses cosméticos, além de não poluir o meio ambiente com o descarte das embalagens depois de seu uso.

IBIRY
Pedro Henrique Silva Souza, Joaquim Pedro do Nascimento Moreira de Jesus, Nicole Salles Barcelos dos Santos, Jomar Esteves Bueno (Orientação) , FÁBIO HENRIQUE MOREIRA DE JESUS (Coorientação)
Colégio Técnico e Industrial de Guaratinguetá, GUARATINGUETA, SP
https://virtual.febrace.org.br/2023/ENG/1784/
Ibiry é um dispositivo que capta informações locais, como umidade do solo e do ar, além da pressão atmosférica, tremores, temperatura e coordenadas geográficas, e envia a um aplicativo (Lapsus) ligado a um banco de dados para fazer comparações com dados anteriores desse mesmo local de quando ocorreram deslizamentos de solos para, assim,
calcular o risco e avisar o governo local e os usuários deste aplicativo sobre os perigos de desabamento.
Este projeto também conquistou o 3º Lugar em Engenharia, o Prêmio Defesa Civil do Estado de São Paulo e o Prêmio Incentivo à Inovação Tecnológica MOSTRATEC.